O Estado

O Espírito Santo é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está localizado na Região Sudeste e tem como limites o Oceano Atlântico a leste, a Bahia a norte, Minas Gerais a oeste e noroeste e o estado do Rio de Janeiro a sul. Sua capital é o município de Vitória.
No Brasil, o estado faz parte da região Sudeste, fazendo divisa com os estados de Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro. É banhado pelo oceano Atlântico.
O clima predominante do estado é o Tropical de Altitude, presente em 60% do estado, com bruscas alterações climáticas, de verões quentes e invernos amenos.
Vasco Fernandes Coutinho desembarcou na capitania no dia 23 de maio de 1535 desembarcando na atual Prainha de Vila Velha, onde fundou o primeiro povoamento. Como era oitava de Pentecostes, o donatário batizou a terra de Espírito Santo, em homenagem à terceira pessoa da Santíssima Trindade.
Escolhido pelo governador Jerônimo Monteiro, o lema "Trabalha e Confia", no centro da bandeira capixaba, subentende-se "trabalha e confia em Deus", o que é na verdade uma adaptação de um lema jesuíta, que originalmente diz: "Trabalha como se tudo dependesse de ti, e confia, como se tudo dependesse de Deus". A bandeira, cujas cores - rosa, azul e branco - foram inspiradas na vestimenta de Nossa Senhora da Vitória, padroeira da capital do estado do Espírito Santo, foi concebida em 1908.
O litoral do estado apresenta paisagens recortadas por serra e morros, características das regiões sul e sudeste, e áreas planas, com dunas e palmeiras, típico do nordeste do país. A capital Vitória, fica em uma ilha costeira. Pouco mais ao sul, no continente, localiza-se Guarapari, conhecida pelas praias de areias monazíticas.No extremo norte está Itaúnas, no município de Conceição da Barra, conhecidas pelas grandes dunas.
É na faixa litorânea que se concentram os descendentes dos primeiros colonizadores e sua culinária típica, como a moqueca capixaba, feita com a tintura de urucum, de origem indígena. Nas serras predominam os descendentes de imigrantes alemães, suíços, holandeses e açorianos. .
Vitória
Capital

Capixaba
Habitante

Sudeste
Região

46.095 km²
Área

3.929.911 hab
População (2015)

78
Número de Municípios

ES
Sigla

Espírito Santo




Federação de Futebol do Estado
do Espírito Santo

Sede: Vitória (ES)
Fundação: 02 de maio de 1917
Web: www.futebolcapixaba.com

  • Equipes

    167

  • Escudos

    158

  • Estádios

    65

  • Uniformes

    250

  • Mascotes

    33

  • Finalizados

    100%

Fundada em 02 de maio de 1917 com a denominação de Liga Sportiva Espírito Santense (LSES), em 28 de abril de 1938 passou a chamar-se Federação Desportiva Espírito-Santense. Finalmente, em 21 de setembro de 1984, passou a ser a Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo.
De 1917 a 1929, o campeonato era disputado apenas por clubes da capital do Estado, Vitória. E a partir de 1930, clubes de outras cidades aderiram, formando oficialmente o campeonato estadual.
Em 1917 teve início o Campeonato Capixaba com a presença de 5 clubes: Rio Branco, América, Moscoso, Barroso e Vitória. Em 1971, aconteceu a maior confusão da história do torneio: Desportiva e Rio Branco disputavam o título e a Desportiva já havia ganho duas partidas e empatado outra e seria campeã. Mas a diretoria do Rio Branco descobriu que dois jogadores do rival foram inscritos irregularmente. Eles jogavam ao mesmo tempo o Campeonato Mineiro pelo Valério. O caso foi parar no STJ da CBF, que anulou a decisão. Foi marcado uma nova partida mas a Desportiva não concordou e o Rio Branco foi declarado campeão do Estado.
Em 2009, a segunda partida final entre São Mateus e Rio Branco-ES no Estádio Sernamby em São Mateus foi encerrada pelo árbitro antes do término, quando o placar estava 2x2, já que o Rio Branco-ES teve quatro jogadores expulsos e o jogador Helder se machucou e não podiam haver mais substituições, ficando a equipe do Rio Branco com menos de sete jogadores. Após vinte dias, o título foi homologado pela Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) a favor do São Mateus, baseando-se no art. 33 do regulamento geral da FES que aplicado confere como resultado da partida 2x0 para o São Mateus, já que a primeira partida foi vencida pelo Rio Branco pelo placar de 2x1). O Rio Branco recorreu da decisão no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e, por unanimidade, o título foi mantido a favor do São Mateus, não cabendo assim mais recursos ao Rio Branco. A Desportiva Capixaba é a nova denominação da Associação Desportiva Ferroviária Vale do Rio Doce; Linhares EC e Linhares FC são clubes diferentes.



Primeira Divisão - 2016



Segunda Divisão - 2016




Outras Equipes

1500
3 de Maio
Alfredense
Alfredo Chaves
AE Aracruz
Ajax de Aracruz
Alegrense
América de Colatina
América de Guarapari
América de Linhares
América de Roda D'Água
América de Vila Velha
Aracruz
Argos Colatinense
Atlético Colatinense
Atlético de Jerônimo Monteiro
Atlético Linharense
Barrense
Bom Jesus
Botafogo de Afonso Cláudio
Botafogo de Jaguaré
Cachoeiro
Canário
Capixaba
Cariacica
Castelense
Castelo Branco
Cauê
Caxias
Caxias Castelense
AA Colatina
Colatina SE
AC Colatinense
Colorado de Cachoeiro
Comercial de Alegre
Comercial de Castelo
Comercial de Muqui
Conilon
Cruzeiro
CTE Colatina
Desportiva Capixaba
Estrela de Cachoeiro
Ferroviária de João Neiva
Ferroviário
Flamengo Capixaba
Ganduense
Glória
Grêmio Jacaraípe
Grêmio Santo Agostinho
Guarany
Guarapari
Ibatiba
Ibiraçu
Imigrante
Industrial de Linhares
Industrial de Santa Maria
Ipiranga de Afonso Cláudio
Ipiranga de Conceição da Barra
Jabaquara
Jacaraípe
Jaguaré
Jucutuquara
Leão de São Marcos
CF Linhares
Mariano de Aracruz
Mateense
Milionários de S. J. do Calçado
Mimosense
Muniz Freire
Muqui
Municipal de Serra
Nacional de Muqui
Nacional de Itaguaçu
Nova Venécia
Ordem e Progresso
Pitanga
Pinheiros
Polivalente de Aracruz
Pomerana
Praiano
Riacho de Aracruz
Riachuelo
Real Madri de Colatina
Rio Bananal
Rio Branco SC
Rio Pardo
Santa Bárbara de Aracruz
Santa Luzia de Aracruz
Santa Tereza
Santo Antônio de Rio Bananal
Santo Antônio de Vitória
Santos de Aribiri
Santos de Barra de S. Francisco
Saldanha da Gama
São Gabriel
São Geraldo
São Marcos de Aracruz
São Silvano
Sul América
Sport Veneciano
Tiradentes de Serra
União Capixaba
União Colatinense
Unidos do Calçado
Vale
Valerio
Veneciano FC
SE Veneciano
Vila Nova de Colatina
Vila Velha
Viminas
Ypiranga de Aracruz
Ypiranga de Marataízes
Ypiranga de Mimoso do Sul


 

Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Clubes_de_futebol_do_Esp%C3%ADrito_Santo
http://www.bolanaarea.com/gal_estaduais.htm
http://www.futebolnacional.com.br
http://www.rsssfbrasil.com/historicn.htm#se
http://umtimepordia.blogspot.com.br/
http://futebolcapixaba.com/
https://www.facebook.com/memoriafutebolcapixaba/
Última atualização: outubro/2016






© Desde 2008 | POR COLEÇÃO DE CLUBES | criado por www.casadaideia.com.br - Todos os direitos reservados.