Estado:

Amazonas
Divisão:

Nenhuma

Manaus (AM)
Cidade

30/ago/1941
Data de Fundação

Extinta
Situação da Equipe

Desconhecida

Reputação

Desconhecido
Mascote

Auto Esporte-AM

Auto Esporte Clube
Web: Não tem

Como bem destaca o nome, era chamado de time dos motorizados, uma vez que nasceu dentro da classe. Fundado no início da década de 1950, ingressou na primeira divisão do futebol amazonense, em 1955, na época da Federação Amazonense de Desportos Atléticos (FADA), após participar de alguns Campeonatos da Segunda Categoria.
Ao subir à primeira divisão, ainda se praticava o futebol amador e um período em que se atravessava uma crise muito grande, principalmente por falta de público no estádio do Parque. Um dos fatores era atribuído aos movimentados campeonatos nos subúrbios, como por exemplo, no campo do Hore, no Plano Inclinado ou no Estádio General Osório, do hoje Colégio Militar, com bons jogos aos sábados e aos domingo à tarde e de graça.
O Auto tornou-se a maior potência do futebol local, tanto que no ano seguinte, 1956, conquistava seu primeiro título na divisão principal.
Coroado no primeiro turno, após decidir com o Fast. No segundo turno, o Nacional estava na frente. No jogo final do campeonato, uma vitória do Auto, por 3x1, com muitos jogadores expulsos de campo. Outro jogo foi marcado para decidir o título. O Auto venceu por 1x0, já no mês de abril de 1957.
Em 1961, o Auto Esporte venceu o 2° de 3 turnos, garantindo o direito de decidir o título com o São Raimundo. Nessa final, o Auto Esporte perdia para o Rio Negro por 3x1 quando alguns torcedores do “Clube Motorizado” invadiram o campo aos 10 minutos do 2° tempo, insatisfeitos com a atuação do árbitro. A partida foi suspensa e retomada 4 dias depois. Não houve alteração do placar e o título ficou mesmo com o São Raimundo.
O Auto Esporte Clube teve nove participações na 1ª divisão do estadual: de 1955 a 1963, o último ano do amadorismo.


Uniformes

Estádio
Parque Amazonense
Estádio Parque Amazonense
Manaus (AM)

10.000 pessoas
Capacidade
1906
Inauguração
1976
Demolido
Municipal
Proprietário
 
 

Títulos

Estaduais:
2 Campeonatos Amazonense: 1956 e 1959

 
Última atualização: dezembro/2015
© Desde 2008 | POR COLEÇÃO DE CLUBES | criado por www.casadaideia.com.br - Todos os direitos reservados.