Estado:

Amazonas
Divisão:

Nenhuma

Manaus (AM)
Cidade

01/jun/1952
Data de Fundação

Licenciada
Situação da Equipe

Local

Reputação


Águia

Mascote

Cliper

Atlético Cliper Clube
Web: Não tem

O Clíper foi fundado no ano de 1952, na esquina das ruas Santa Izabel e Visconde de Porto Alegre, no bairro Praça 14 de Janeiro. Primeiramente foi sugerido que seu nome seria Eclipse (talvez por isso a combinação do preto com amarelo, como um sol sombreado) mas, seus dirigentes decidiram inovar e adotar o nome atual.
Apesar de ter sido vice-campeão amazonense por duas vezes, nunca participou de competições nacionais.
O Cliper disputou varias edições do Campeonato Amazonense nessa era, porém em 1964 com a profissionalização do Campeonato, o clube passou a destinar-se unicamente às categorias de base e campeonatos amadores da cidade, deixando de ingressar na recém criada liga profissional.
Na era amadora do futebol Amazonense, o Clíper não chegou a apresentar grandes performances, mas, surpreendeu ao aplicar um 7x3 sobre o clube de maior reconhecimento do estado, o Nacional, resultados deste tipo são poucos na história, e o Cliper foi um dos poucos a ter esse feito entre clubes do estado.
Até então uma equipe com grande tradição nas categorias de base e em campeonatos amadores, sempre conseguindo boas campanhas, resolveu debutar em âmbito profissional em 1996, sendo vice-campeão estadual daquele ano com o apoio de empresários de Manaus, perdendo o título para o Nacional.
Em 2002 o Cliper voltou a ser competitivo e disputou o título, mas o Nacional mostrava-se difícil de ser batido na competição e levou o campeonato. O Cliper naquele ano ganhou seu único título profissional, a Taça Amazonas.
Em 2003 o Cliper chegou a disputar o título da Taça Amazonas, mas não foi bem no segundo turno. A partir daquele ano a Águia Dourada Amazonense só deu vexame, em 2004 fez apenas dois pontos em 18 jogos.
Em 2005, apresentou melhoras, mas não foi competitivo. Em 2006 voltou a figurar na ultima colocação do estadual, sendo essa sua despedida da primeira divisão.
Em 2009 o clube voltou a disputar o amazonense, dessa vez pela segunda divisão e fez uma péssima campanha, mesmo na divisão secundaria, fazendo apenas 1 ponto em 8 jogos, ficando em último lugar.
Em 2011 o clube cogitou disputar a Série B, mas não conseguiu apoio para participar e acabou desistindo e em 2013 desistiu da competição na véspera de seu inicio.


Uniformes

Estádio
SESI
Estádio Roberto Simonsen
Manaus (AM)

5.000 pessoas
Capacidade
1980
Inauguração
105 x 70 m
Gramado
SESI
Proprietário
 
 

Títulos

Estaduais:
1 Taça Amazonas: 2002
2 Vices Campeonatos Amazonense: 1996 e 2002

 
Última atualização: dezembro/2015
© Desde 2008 | POR COLEÇÃO DE CLUBES | criado por www.casadaideia.com.br - Todos os direitos reservados.