Estado:

Amazonas
Divisão:

Nenhuma

Manaus (AM)
Cidade

07/ago/1919
Data de Fundação

Extinta
Situação da Equipe

Desconhecida

Reputação

Desconhecido
Mascote

Euterpe-AM

Euterpe Foot-Ball Club
Web: Não tem

Fundado por Benedito Peixoto, um velho carteiro dos Correios e apaixonado pelo futebol, o Euterpe Football Club era um time modesto. Sua sede inicial era na residência de número 108, da rua 24 de Maio, mudando posteriormente para outros dois endereços e finalizando na rua Lima Bacury, número 27. Por cumprimento a um dispositivo estatutário, somente pessoas de cor negra podiam associar-se ao clube.
Conhecido como o dragão negro, o Euterpe disputou os campeonatos oficiais de futebol promovidos pela antiga Federação Amazonense de Desportos Atléticos (FADA), de 1920, 1921, 1922, 1923 e 1927. Nunca chegou a ganhar nenhum título, a não ser a conquista da taça do 27° Batalhão de Caçadores, em um torneio comemorativo realizado em 1920.
O Euterpe estreou no campeonato oficial da FADA, no Torneio Início realizado em 18 de janeiro de 1920, contra o Rio Negro e sofreu uma derrota por 3x1. No jogo valendo pelo campeonato contra o mesmo Rio Negro, o Euterpe foi goleado por 6x0. Em 1921, o Nacional derrotou o Euterpe pelo alto escore de 19x0.
Assim como a Ponte Preta, Vasco e Bangu, do Rio de Janeiro, o Euterpe do Amazonas também ajudou a quebrar as barreiras do preconceito racial no futebol brasileiro do início do século XX. O Euterpe foi extinto em 1930, mas já havia cumprido o seu papel. Entrou para a história como o primeiro clube de futebol no Brasil formado exclusivamente por negros, a disputar um campeonato estadual em 1920.
Curiosamente, temos duas teorias para a origem do nome Euterpe. A primeira, vem do nome científico Euterpe Oleracea, que é uma das mais nutritivas frutas da Amazônia, conhecida como açaí, de cor muito roxa, quase preta. A cor da fruta associada com a cor da pele. A segunda é o mistério da palavra, um trocadilho, pois se invertermos o nome EUTERPE, teremos a seguinte revelação: É PRETU É, uma confirmação da cor de seus integrantes que todos são pretos.


Uniformes

Estádio
Parque Amazonense
Estádio Parque Amazonense
Manaus (AM)

10.000 pessoas
Capacidade
1906
Inauguração
1976
Demolido
Municipal
Proprietário
 
 

Títulos

Nenhum
 
Última atualização: dezembro/2015
© Desde 2008 | POR COLEÇÃO DE CLUBES | criado por www.casadaideia.com.br - Todos os direitos reservados.