Estado:

Amazonas
Divisão:

Nenhuma

Manaus (AM)
Cidade

01/mai/1912
Data de Fundação

Extinta
Situação da Equipe

Desconhecida

Reputação

Desconhecido
Mascote

Luso-AM

Luso Football Club
Web: Não tem

Os jovens portugueses que viviam em Manaus também apreciavam o futebol pois, aquele era o esporte preferido de sua terra natal, e começaram a fundar seus primeiros clubes. O Luso Football Club (na grafia da época: Luzo) foi o primeiro clube de futebol a surgir em Manaus. Foi fundado em 1º de Maio de 1912, por onze jovens portugueses de origem humilde que só queriam, em suas horas vagas, praticar o esporte que tanto apreciavam.
O clube foi fundado na residência do sócio Francisco Gomes Rodrigues, na Rua Monsenhor Coutinho, no Centro de Manaus, e, durante um tempo, foi a 1ª Sede do Luso. O seu 1º presidente depois transferiu a sede do Luso para a sua residência, na Rua Ruy Barbosa, no Centro da cidade.
O primeiro jogo oficial do Luso aconteceu no dia 5 de outubro de 1913 quando empataram em 1x1 com o Manáos Sporting, no Bosque.
Logo depois, Luso e Manáos Sporting voltavam a se enfrentar no Bosque. Dessa vez o Luso sofria uma derrota de goleada do Sporting por 7x0. O jogo foi marcado por uma briga.
O Luso debutou no Campeonato Amazonense da 2ª Divisão de 1914. No ano seguinte chegou na Elite Amazonense, enquanto os reservas disputaram a Segundona de 1915. Em 1916 o Luso joga pela primeira vez no interior onde, em Itacoatiara, ganha da seleção local por 2x0.
Posteriormente o clube mudou de nome para Luso Brasileiro FC e em seguida para Luso Sporting Club, tudo na década de 1920.

Pesquisa: Sérgio Mello


Uniformes

Estádio
Parque Amazonense
Estádio Parque Amazonense
Manaus (AM)

10.000 pessoas
Capacidade
1906
Inauguração
1976
Demolido
Municipal
Proprietário
 
 

Títulos

Estaduais:
1 Campeonato Amazonense da 2ª Divisão: 1958

 
Última atualização: maio/2016
© Desde 2008 | POR COLEÇÃO DE CLUBES | criado por www.casadaideia.com.br - Todos os direitos reservados.