Estado:

Amazonas
Divisão:

Nenhuma

Manaus (AM)
Cidade

1912
Data de Fundação

Extinta
Situação da Equipe

Desconhecida

Reputação

Desconhecido
Mascote

Manaos Athletic

Manaos Athletic Club
Web: Não tem

O Manáos Athletic foi fundado em 1908 por comerciantes, bancários e engenheiros de firmas inglesas espalhadas pela cidade de Manaus.Esses pioneiros ingleses introduziram o futebol, no ano de 1903, já disputavam suas partidas na praça Floriano Peixoto. Poucos anos depois acabaram dando origem ao Athletic.
A primeira notícia na imprensa de um jogo foi o confronto que o Manáos Athletic realizou, em 1909, contra a tripulação do cruzador britânico “Pelorus”. A partida realizou-se na Praça Antonio Bittencourt e terminou com uma goleada de 7x0 sobre os anglo-manauaras.
O seu campo oficial era o Bosque Municipal, localizado na atual Avenida Constantino Nery. O Athletic era praticamente imbatível em seus domínios.
No dia 6 de janeiro de 1914 era fundada, na sede social do Manáos Athletic, a Liga Amazonense de Football que logo organizou o 1º campeonato.
No campeonato de 1914, o clube inglês realizou a partida de abertura, contra o Nacional, na qual acabaram derrotados pelos manauenses por 2x1. Mas os ingleses acabaram reagindo e, meses depois, disputavam com o próprio Nacional a disputa pelo titulo. O jogo terminou com a vitória do Athletic por 3x2 e a conquista da Taça Gordon.
No campeonato de 1915, o Manáos Athletic voltou com o mesmo time do certame anterior. Mas, para alegria dos ingleses, o seu principal rival na corrida ao titulo, o Nacional, abandonou a competição na metade em protesto contra uma decisão da Liga. Dessa maneira, o caminho ficou aberto para o Athletic que, na partida decisiva, derrotaram o Luso por 2x1, superando em número de pontos o Manáos Sporting, que ficou com o vice campeonato.
Logo depois o clube extinguia seu time de futebol passando a se dedicar a outros esportes. Ainda em 1925 se tem noticias da existência do clube sob comando dos britânicos.
Mas, devido à derrocada da borracha, e a crise econômica que isto gerou, muitos ingleses voltaram ao seu lugar de origem, entregando assim todo o patrimônio do antigo Manáos Athletic para as mãos dos amazonenses que assumiram o controle do clube, reformulando e batizando ele com uma nova denominação: Bosque Clube.
Durante os anos de atividade do time de futebol do Manáos Athletic, os ingleses tiveram três grandes rivais em campo: as equipes do Racing, Brasil e Nacional.


Uniformes

Estádio
Parque Amazonense
Estádio Parque Amazonense
Manaus (AM)

10.000 pessoas
Capacidade
1906
Inauguração
1976
Demolido
Municipal
Proprietário
 
 

Títulos

Estaduais:
2 Campeonatos Amazonense: 1914 e 1915

 
Última atualização: janeiro/2016
© Desde 2008 | POR COLEÇÃO DE CLUBES | criado por www.casadaideia.com.br - Todos os direitos reservados.