Estado:

Amazonas
Divisão:

Primeira Divisão

Manacapuru (AM)
Cidade

10/jun/1982
Data de Fundação

Profissional
Situação da Equipe

Local

Reputação


Sapo

Mascote

Operário Manacapuru

Operário Esporte Clube
Web: Não tem

O Operário foi fundado em 1982 na cidade de Manacapuru com as cores vermelha, preta e branca e foi bi-campeão da Copa dos Rios, ainda como uma equipe amadora.
No início da temporada de 2010, a equipe venceu o Cliper por 3x0, no Gilbertão, e sagrou-se campeão do primeiro turno da 2ª Divisão, conquistando uma vaga na primeira divisão em 2011 pela primeira vez. O Operario sagrou-se campeão da 2ª Divisão de 2010 ao vencer o time do Rio Negro em cobrança de penaltis por 5x4, em Manacapuru.
A estreia do clube na primeira divisão estadual deu-se enfrentando o tradicional Fast Clube no Estádio do SESI em Manaus e vencendo por 2x1. O clube foi o único que terminou o primeiro turno invicto e classificando-se para as semifinais em 2° lugar, perdendo sua invencibilidade nesta, pelo placar de 2x1 perante o Penarol, em Manacapuru.
Em 2014 voltou à disputar a 2ª Divisão do Amazonense, surpreendendo ao divulgar as cores azul, amarela e preta como cores oficiais, sendo a "rivalidade" com o Princesa do Solimões o motivo da troca, já que o Tubarão já tinha o vermelho e o branco como cores. Sagrou-se campeão do segundo turno após empatar em 2x2 com o CDC Nova Olinda e conquistando, pela segunda vez, uma vaga na Série A do ano seguinte.
Na grande final, venceu o Rio Negro por 3x1 e se sagrou bicampeão da Série B.
O principal rival do Operário é o Princesa do Solimões. Em 2011, quando o Operário conseguiu a vaga na primeira divisão do Campeonato Amazonense, a imprensa começou a tratar o confronto entre esses dois clubes como um clássico, que ficou conhecido como O Clássico de Manacapuru, Clássico de Manacá ou até Clássico da Ciranda.


Uniformes

Estádio
Gilbertão
Estádio Olímpico Municipal Gilberto Mestrinho
Manacapuru (AM)

15.000 pessoas
Capacidade
Desconhecida
Inauguração
100 x 65 m
Gramado
Municipal
Proprietário
 
 

Títulos

Estaduais:
2 Campeonatos Amazonense da 2ª Divisão: 2010 e 2014
1 Taça FAF: 2010

Locais:
2 Copas dos Rios: 1995 e 2006

 
Última atualização:janeiro/2016
© Desde 2008 | POR COLEÇÃO DE CLUBES | criado por www.casadaideia.com.br - Todos os direitos reservados.