Estado:

Amazonas
Divisão:

Primeira Divisão

Itacoatiara (AM)
Cidade

08/ago/1947
Data de Fundação

Profissional
Situação da Equipe

Estadual

Reputação


Leão

Mascote

Penarol-AM

Penarol Atlético Clube
Web: www.penarol.com.br

Em 1947 o Peñarol do Uruguai fazia uma excursão pela Região Norte do Brasil, onde o time de Montevideo fez uma viagem de barco de Belém do Pará a Manaus no Amazonas e parou em Itacoatiara para realizar um treino. Assim o clube serviu de inspiração para o nome do então novo clube do interior amazonense, as suas cores foram inspiradas no Nacional de Manaus que era o clube mais popular no estado. Para o nome foram feitas as seguintes sugestões: Penarol, Nacional, Rio Negro, Amazonas e Portuguêsa. Ao final, foi feita uma votação que ficou empatada entre Peñarol e Nacional, logo foi escolhido o nome em homenagem ao clube estrangeiro, e as cores em homenagem ao clube de Manaus.
O Penarol foi o primeiro clube do interior a participar do Campeonato Amazonense em 1980 e jogou seguidamente até 1989 e os anos de 1991 e 1993.
Em 2006, o Fast Clube, resolve mandar seus jogos em Itacoatiara e, ao chegar ao vice campeonato, muitos dos torcedores pedem a volta do clube original de Itacoatiara, pois o fato do Fast ser de Manaus desagradava a população, que queria ver um time de sua terra jogar.
Com o sucesso do Fast e com a volta da Série B do Amazonense, o clube volta ao profissionalismo em 2007, estreando, em Itacoatiara, contra o Holanda, perdendo por 1x0.
No primeiro Turno ficou em segundo lugar, atrás somente do Holanda. No segundo turno a equipe caiu de produção, ficando em penultimo lugar. No geral a equipe foi o 5º colocado na Série B do Amazonense em 2007, que marcava a volta da equipe aos campos profissionais.
No ano de 2008 a equipe consegue o vice-campeonato da Série B e, consequentemente, o acesso para a 1ª divisão do Amazonense, ao lado de Rio Negro e CDC Manicoré.
Em 2009, na sua volta à primeira divisão amazonense, faz uma boa campanha no primeiro turno. Prejudicado com a fórmula de disputa do segundo turno, o clube caiu de rendimento e no geral ficou na 5º colocação entre dez times. Em 2010, três anos após seu retorno ao profissonalismo, o Leão da Velha Serpa faz, indiscutivelmente, a melhor campanha dentre todos os 10 clubes participantes, culminando com o título amazonense, conquistado em cima do Fast Clube ganhando os dois jogos da decisão por 1x0. Esse foi o primeiro título amazonense do clube de Itacoatiara em 63 anos de história. A conquista deu direito ao Penarol de disputar a Copa do Brasil de 2011 e a Série D de 2011. Em 2011, o Penarol surpreendeu mais uma vez. O time jogou quatro vezes contra o Nacional de Manaus, no qual obteve uma vitória e três empates, sendo que, em jogos que houve dois empates, o Leão da Velha Serpa decidiu nos pênaltis e teve uma derrota e uma vitória, sendo a última culminante no bicampeonato estadual.
Em competições nacionais, sua melhor participação foi um 11º lugar no Campeonato Brasileiro da Série D de 2011.


Uniformes

Estádio
Floro de Mendonça
Estádio Municipal Floro de Mendonça
Itacoatiara (AM)

2.710 pessoas
Capacidade
1971
Inauguração
105 x 68 m
Gramado
Municipal
Proprietário
 
 

Títulos

Estaduais:
2 Campeonatos Amazonense: 2010 e 2011
1 Taça Estado do Amazonas: 2011
1 Taça Cidade de Manaus: 2010
1 Torneio Início: 1988

Municipais:
1 Copa Itacoatiara: 2010

 
Última atualização: janeiro/2016
© Desde 2008 | POR COLEÇÃO DE CLUBES | criado por www.casadaideia.com.br - Todos os direitos reservados.