Estado:

Amazonas
Divisão:

Nenhuma

Parintins (AM)
Cidade

05/out/1948
Data de Fundação

Amadora
Situação da Equipe

Desconhecida

Reputação


Leão

Mascote

Sul América de Parintins

Atlético Sul América Clube
Web: Não tem

É o clube de maior torcida do interior do estado do Amazonas, e, apesar de ainda não ter se profissionalizado, o Leão da Ilha tem um bom retrospecto contra clubes profissionais, além de ser o maior vencedor da Liga Parintinense.
O Sul América, foi fundado oficialmente em 1948, época em que foi fundada a Liga Desportiva de Parintins. O clube foi o segundo a ser fundado na cidade, e conquistou sua primeira taça em 1951, quando iniciou uma série que o levou ao seu tetra-campeonato. É o maior vencedor da cidade, além de contar com a maior torcida. O Sul América é uma potencia do futebol amador.
Num dos episódios de sua história, no ano de 1973, Garrincha esteve em Parintins para disputar um clássico amistoso entre Sul América e Amazonas que aconteceu no dia 2 de Junho e jogou um tempo em cada time, e acabou colaborando com a vitória dos adversários por 1x0.
Em 2009, pela primeira vez, o Sul América, até então com 23 conquistas, pediu afastamento das atividades profissionais, o clube estava sem colaboradores, e não conseguiria manter um elenco, felizmente, nos anos subsequentes, o clube voltou às suas atividades. Atualmente o Sul América passa por um processo de reformulação, onde vai aos poucos voltando a reaparecer no cenário.
Já surgiram inúmeras noticias da profissionalização de um clube de Parintins, para a disputa do Campeonato Amazonense de Futebol, enquanto alguns entusiastas pedem a criação de um novo clube, outros pedem o ingresso dos tradicionais na profissionalização perante a Federação Amazonense de Futebol. A maioria dos boatos envolve o Sul América, como em 2007, com a volta da 2ª divisão, muito especulou-se sobre a possível participação do clube, que acabou não ocorrendo. Sabe-se que o clube azulino da ilha se planejou para a possivel disputa, mas, o projeto não vingou, sendo que muitos sugeriram que o próprio prefeito na época, um dos fundadores de um outro clube, foi contrário às tentativas do Sul América em profissionalizar-se.
O maior rival do Sul América, é o Amazonas. A rivalidade entre os clubes é das maiores do Amazonas, e juntos, jogam o clássico de Parintins. O clássico fora muito prestigiado, e os clubes tinham força pra bater de frente com qualquer adversário profissional que fosse em Parintins.
No dia 14 de Abril de 2013 o clássico marcou a reinauguração do principal estádio de futebol de Parintins e arrastou cerca de 10 mil pessoas para o estádio. O jogo terminou com vitória de 1x0 do Amazonas e também fez parte de uma série de reportagens do programa Esporte Espetacular da rede Globo sobre os clássicos de futebol dos interiores do Brasil. O público foi sem duvida um recorde em partidas de futebol no interior do estado.


Uniformes

Estádio
Tupy Catanhede
Estádio Tupy Catanhede
Parintins (AM)

4.000 pessoas
Capacidade
1957
Inauguração
105 x 72 m
Gramado
Liga Esportiva de Parintins
Proprietário
 
 

Títulos

Municipais:
23 Campeonatos Parintinense de Futebol:

 
Última atualização: janeiro/2016
© Desde 2008 | POR COLEÇÃO DE CLUBES | criado por www.casadaideia.com.br - Todos os direitos reservados.