Estado:

Amazonas
Divisão:

Nenhuma

Manaus (AM)
Cidade

01/mai/1932
Data de Fundação

Profissional
Situação da Equipe

Estadual

Reputação


Trem da Colina

Mascote

Sul América-AM

Sul América Esporte Clube
Web: www.sulamericaec.com

Os seus atletas foram integrantes do Serra Azul, clube amador que é considerado o clube que originou o atual Sul América, que foi fundado em 1932. Seu primeiro uniforme foi azul e branco.
O Serra Azul não tinha sede e nem diretoria, sendo um clube existente apenas no nome e na mente de seus criadores, que poderia a qualquer hora deixar de existir; mas, no dia 1° de maio com a maioria jogadores do Serra Azul e alguns do São Raimundo foi oficializado o Sul América.
Há alguns anos antes do início da Segunda Guerra Mundial por um grupo de jovens do Bairro da Glória e do São Raimundo, na Zona Oeste de Manaus, e que pensando em de fato criar um nome de clube e que este valorizasse a América do Sul, pelo lado patriótico extensivo a todos os países do continente meridional, logo foi fundado o Sul América Esporte Clube, que só veio conquistar títulos no futebol em 1992 e 1993, quando formou um verdadeiro time de grande força com o apoio de grandes empresarios locais.
Entre 1938 e 1941, o clube foi desativado, por razões diversas, mas em 1942, reorganizou o "Trem da Colina" e pôs adiante o sonho do time Sulamericano. Desde então, o clube deu sequencia a muitos anos seguidos disputando o torneio estadual, sendo atualmente um dos 5 com mais participações no torneio local.
Um jornalista da década de 1950, foi quem apelidou o Sul América de "Trem da Colina", pela grande rapidez de seu ataque. Aos poucos, o mascote foi sendo adotado, porém depois, na década de 1970, chamavam o Sul América de "Lobão". Outro detalhe, mas na forma literária é a de que o amazonense em si escreve a palavra "Sulamérica" junta para designar o nome do clube, enquanto a imprensa de fora do estado escreve separado - "Sul América".
O Sulão ganhou o Torneio Início do Amazonão de 1977, 1992 e 1993. Nestes anos de bi-campeonato, o Sulão não reconheceu os adversários e foi o primeiro time de "menor" torcida a desbancar a dupla Rio-Nal dos títulos, feito este que não acontecia desde 1973, quando a extinta Rodoviária havia sido campeã.
O maior rival do Sul América é o São Raimundo, do vizinho bairro do mesmo nome, quando jogam, o embate recebe o nome de Clássico Galo Preto em virtude de uma época não muito longínqua em que os torcedores faziam "trabalhos" de umbanda ou "macumba" nos dois bairros. Sempre era encontrado uma galinha ou galo morto, com velas e adornos diversos, sendo constante o nome do time "perdedor" na véspera do clássico, que inclusive hoje faz com que aconteça um certo fenômeno no Estádio Ismael Benigno, quando se tinham jogos contra o São Raimundo a torcida do Sul América ia em peso com bandeiras, foguetes e papel picado para apoiar o "Sulão".
Outro tradicional adversário do Sul América era o América. Com o domínio do trio Nacional, Rio Negro e Fast Clube dos anos 50 até o final dos anos 80, Sul América e América eram os clubes de Manaus, junto ao São Raimundo, que brigavam pelo quarto lugar, principalmente nos anos 70.


Uniformes

Estádio
SESI
Estádio Roberto Simonsen
Manaus (AM)

5.000 pessoas
Capacidade
1980
Inauguração
105 x 70 m
Gramado
SESI
Proprietário
 
 

Títulos

Estaduais:
2 Campeonatos Amazonense: 1992 e 1993
5 Torneios Início: 1961, 1977, 1987, 1989 e 1993
1 Vice Campeonato Amazonense: 1981
1 Taça Amazonas: 1977

 
Última atualização: janeiro/2016
© Desde 2008 | POR COLEÇÃO DE CLUBES | criado por www.casadaideia.com.br - Todos os direitos reservados.