Estado:

Espirito Santo
Divisão:

Nenhuma

Cariacica (ES)
Cidade

17/jun/1963
Data de Fundação

Renomeou-se
Situação da Equipe

Estadual

Reputação


Maquinista

Mascote

Desportiva Capixaba

Desportiva Capixaba S/A
Web: www.desportivacapixaba.com.br

Em 21 de maio de 1999 era assinado o contrato que transformava a Desportiva Ferroviária em clube empresa, passando assim a se chamar Desportiva Capixaba S/A.
A empresa Villa-Forte & Oliveira Empreendimentos Ltda, era agora responsável por cuidar do clube mais vezes campeão capixaba desde 1963, assumiram o patrimônio e a história do clube, atendendo assim a legislação recém criada lei 1621 que previa no artigo XX a transformação dos clubes em clube empresa, a Lei Pelé.
Em 19 de maio foi criado novo escudo e novo hino, em virtude do desejo da Desportiva Ferroviária em manter seu escudo e hino no seu clube social. Isso já causou grande polêmica e desconforto, pois a torcida odiou e rechaçou a idéia de mudar escudo hino e cores, a Desportiva perdia sua identidade de décadas.
Dentro de campo foram campanhas desastrosas, o time antes Série B do Brasileiro acabou parando na Série B do Capixaba, o clube não estava nada bem das pernas, eram brigas internas que desgastavam tanto a Desportiva Ferroviária que ficava na antiga sede social quanto para a Desportiva Capixaba que não conseguia bons desempenhos dentro de campo.
Em 2011 a Associação Desportiva Ferroviária consegue reaver os direitos do futebol profissional e do patrimônio, os 51% a 49% que eram da Capixaba S/A passam para a Ferroviária que retorna ao futebol profissional, porém com isso vem as dívidas acumuladas da Villa-Forte & Oliveira Empreendimentos Ltda.
É uma história confusa mas Ferroviária e Capixaba são o mesmo clube, mas no período de clube empresa a maior conquista foi o estadual de 2000. Foi o primeiro estadual disputado pela Capixaba oficialmente, e veio logo com título.
O 1º turno o time terminou em 7º lugar apenas 3 pontos da zona de classificação. No returno a Desportiva chegou precisando vencer as últimas 3 partidas. Em uma reação incrível vence Nacional, Itaguaçu e Santa Maria, agora enfrentava o Rio Branco precisando vencer, e venceu, 2x1.
A Desportiva estava na fase final, o adversário era o Estrela do Norte. na partida de ida vitória da Desportiva por 1x0, era melhor de 3 partidas. Mas a Desportiva foi valente e empatou as duas partidas no Sumaré em 2x2.
Na final inédita Desportiva e Serra. Na partida de ida a Desportiva venceu por 1x0. Na partida de volta em Serra empate em 2x2. A 3ª partida mudou do Robertão para o Kleber Andrade devido uma tragédia, a arquibancada móvel cedeu matando uma criança e deixando vários feridos. A Desportiva nesta partida venceu com sobras e goleou por 3x0 o Serra e conquistou o título estadual de 2000.


Uniformes

Estádio
Engenheiro Araripe
Estádio Engenheiro Alencar Araripe
Cariacica (ES)

7.700 pessoas
Capacidade
1966
Inauguração
110 x 77 m
Gramado
Próprio
Proprietário
 
 

Títulos

Estaduais:
1 Campeonato Capixaba: 2000
1 Campeonato Capixaba da 2ª Divisão: 2007
1 Copa Espírito Santo: 2008

 
Última atualização: julho/2016
© Desde 2008 | POR COLEÇÃO DE CLUBES | criado por www.casadaideia.com.br - Todos os direitos reservados.