Estado:

Espirito Santo
Divisão:

Nenhuma

João Neiva (ES)
Cidade

12/fev/1964
Data de Fundação

Desconhecida
Situação da Equipe

Desconhecida

Reputação

Desconhecido
Mascote

Ferroviária de João Neiva

Associação Atlética Ferroviária
Web: Não tem

Em 1º de janeiro de 1968 era fundada a Associação Atlética Ferroviária de João Neiva, após fusão do Sul America "esquadrão de aço", Independente e Clube Nolasco, após sugestão da Companhia Vale do Rio Doce, e que durante os anos 70 figurou na primeira divisão do Campeonato Capixaba, a equipe sempre fazendo campanhas tímidas sem muita força porém era uma equipe muito simpática que todos gostavam.
Existe uma história muito trágica envolvendo a Ferroviária que fez a equipe se afastar das competições profissionais por muito tempo, um acidente com o ônibus da delegação Ferroviária tirou a vida de alguns passageiros em Ibiraçu, justamente uma semana após enfrentar a Desportiva em Cariacica com isto o clube se afastou das competições profissionais, sua ultima participação oficial foi em 1993 na 2ª Divisão do Capixaba não conseguindo o acesso a série A. 
O acidente ocorreu em 1969 após vitória por 1x0 sobre o Atlético de Vila Velha em partida jogada no Engenheiro Araripe, quando o ônibus da delegação bateu de frente com um caminhão próximo ao Mosteiro Zen Budista em Ibiraçu.
Morreram quatro pessoas. Houve vários feridos e entre os mortos estava o diretor Benício, o motorista e um torcedor que voltava no ônibus. O clube pediu adiamento de duas rodadas contra Colatinense e Vitória para recompor o elenco.
Em 1970 destaque para as goleadas aplicadas uma por 5x0 no Santos de Barra de São Francisco e 4x1 no Industrial de Linhares ambas em casa.
A Ferroviária manda seus jogos no estádio Artêmio Sarcinelli conhecido como "Manelis" homenagem a Sarcinelli (1932-2006) jogador profissional nascido em João Neiva atuou por São Paulo, Flamengo, Ferroviária-SP além de São Cristovão-RJ, em 1973 foi treinador da Desportiva Ferroviária no campeonato brasileiro chegando a barrar Fio Maravilha, que era a atração grená naquela competição.


Uniformes

Estádio
Manelis
Estádio Artêmio Sarcinelli
João Neiva (ES)

1.000 pessoas
Capacidade
Desconhecida
Inauguração
103 x 63 m
Gramado
Próprio
Proprietário
 
 

Títulos

Nenhum
 
Última atualização: outubro/2016
© Desde 2008 | POR COLEÇÃO DE CLUBES | criado por www.casadaideia.com.br - Todos os direitos reservados.