Estado:

Espirito Santo
Divisão:

Nenhuma

Vila Velha (ES)
Cidade

03/mar/1948
Data de Fundação

Amadora
Situação da Equipe

Desconhecida

Reputação

Desconhecido
Mascote

Glória-ES

Glória Futebol Clube
Web: gloriafc.com.br

Fundado em 1948, o Glória nasceu de uma brincadeira. Dona Perpétua, uma professora conhecida por todos na região, vendo muitos meninos da redondeza costumavam brincar na rua em frente a sua casa, mas eram todos humildes sem condições de possuir brinquedos, ela então confeccionou uma bola, a famosa “bola de meia”.
A bola improvisada foi entregue à garotada que não perdeu tempo, armou logo uma pelada que virou rotineira e que foi se tornando cada vez mais organizada. Até que surgiu a ideia de se criar o Glória Futebol Clube, e de se construir um campo na área onde hoje fica a pracinha em frente à fábrica de Chocolates Garoto. Ali o Glória começou a disputar partidas contra equipes que vinham de outros localidades.
Com o crescimento do bairro, o clube perdeu esse campo e passou a jogar em outros locais. Um deles foi a antiga fábrica de sabão que funcionou por muito tempo na Glória. Outro, um campo construído em uma área no bairro Soteco então conhecida como terreno do Zé Mineiro. Houve também um período em que disputou suas partidas em um campo que ficava no ponto final do ônibus da pracinha do bairro da Glória. Posteriormente foi adquirido uma área pelos então cem sócios do clube, que ficaram conhecidos na época como os “Leões da Glória” onde permaneceu até 1976.
Em 1976, com a construção de um estaleiro ao lado do campo do Glória, o terreno foi negociado e o então presidente do clube, adquiriu uma nova área, desta vez no bairro Divino Espírito Santo, onde foi construído o novo campo e onde o time permaneceu até 1996.
Em 1997, o campo do Divino Espírito Santo foi vendido e, com o dinheiro, adquiriu-se uma área maior, no Bairro Darly Santos, pra onde o Glória se transferiu.
Por duas vezes se tem notícias do Glória disputar a Série B do Campeonato Capixaba, 1991 e 1993.
Em 1991 a campanha começou com 4 empates no 1º turno, no segundo uma vitória, mas nas partidas seguintes duas derrotas e um empate eliminaram o time da competição, o Glória foi o último time a perder uma partida nesta série B. 
Em 1993 o Glória ficou na Chave Sul enfrentando Rio Branco de Venda Nova, 1500 de Ibatiba, Guarapari, Tupy de Vila Velha e São Geraldo da Serra. Terminando a competição na 4ª colocação.


Uniformes

Estádio
Ninho da Águia
Estádio Salvador Venâncio da Costa
Vitória (ES)

2.400 pessoas
Capacidade
1967
Inauguração
105 x 73 m
Gramado
Vitória FC
Proprietário
 
 

Títulos

Nenhum
 
Última atualização: outubro/2016
© Desde 2008 | POR COLEÇÃO DE CLUBES | criado por www.casadaideia.com.br - Todos os direitos reservados.