Estado:

Espirito Santo
Divisão:

Nenhuma

Nova Venécia (ES)
Cidade

09/fev/1955
Data de Fundação

Amadora
Situação da Equipe

Local

Reputação


Leão

Mascote

Leão de São Marcos

Leão de São Marcos Futebol Clube
Web: http://leaodesaomarcosec.blogspot.com.br/

O clube foi fundado por padres da Ordem dos Combonianos. O nome foi sugerido por um sacristão da Igreja de São Marcos já que cidade de Nova Venécia tem este nome em homenagem aos imigrantes italianos vindos de Veneza. Esta por sua vez, tem como símbolo do Leão de São Marcos.
Em 1976, após três anos de inatividade, o Leão de São Marcos foi ressuscitado com ajuda do Padre espanhol Emílio Gonzalez Escalada, um apaixonado por futebol, que largou as fileiras do Sport Club Veneciano para tentar resgatar o futebol leonino, tornando-se presidente da equipe.
Filiou-se à Federação Desportiva Espírito-santense, disputou o certame amador do Norte, reconquistou para o clube a velha popularidade e, colocou na disputa do Campeonato Capixaba profissional em 1977. Disputou também em 1979 e 1980.
Em 1977 o Leão entrou na série A capixaba, e seu início foi muito animador, empate com o Rio Branco em 1x1 fora de casa, vitória por 2x1 em casa sobre o 3 de Maio, e novo empate em 1x1 desta vez contra a Desportiva, o Leão só foi derrotado na 4ª partida, 2x0 para o Vitória, ou seja enfrentou os 3 gigantes do estado e perdeu apenas uma.
O Estádio Zenor Pedroza Horta, marcou a primeira partida entre Leão e Veneciano no capixabão que foi vencido pelo clube com nome mais bonito do Brasil, quase 10 mil presentes nesta partida. Também no ano de 1977, foi eleito pela Revista Placar como o clube com o nome mais bonito do Brasil.
O Leão de São Marcos, é um dos clubes mais tradicionais da cidade de Nova Venécia, tendo disputado alguns Campeonatos Capixabas Profissionais, por volta da década de 70.
No começo de 2000, Leão de São Marcos, AA Nova Venécia e Veneciano FC se uniram formando o Sociedade Esportiva Veneciano, clube-empresa de Nova Venécia. Com a falência da SE Veneciano, a fusão foi desfeita e hoje o Leão disputa a Copa Norte de Futebol Amador.
Paralisou suas atividades em 1980 e retomou o futebol em 2009, como amador.
O clube não possui títulos no futebol profissional porém tem grandes nomes que já vestiram o manto canarinho do clube, como o campeão Mundial pela seleção em 1994 Viola e o folclórico Túlio Maravilha foram dois exemplos de quem já jogou pelo clube.


Uniformes

Estádio
Zenor Pedrosa Rocha
Estádio Municipal Zenor Pedrosa Rocha
Nova Venécia (ES)

2.000 pessoas
Capacidade
Desconhecida
Inauguração
111 x 71 m
Gramado
Municipal
Proprietário
 
 

Títulos

Nenhum
 
Última atualização: outubro/2016
© Desde 2008 | POR COLEÇÃO DE CLUBES | criado por www.casadaideia.com.br - Todos os direitos reservados.