Estado:

Espirito Santo
Divisão:

Nenhuma

Cariacica (ES)
Cidade

1943
Data de Fundação

Fundiu-se
Situação da Equipe

Desconhecida

Reputação

Desconhecido
Mascote

Vale

Associação Atlética Vale
Web: Não tem

Foi fundada em janeiro de 1943, ficava no terreno na Ilha de Santa Maria, era formada por funcionários do escritório da CVRD (Companhia Vale do Rio Doce) e foi o clube de mais sucesso antes da fusão.
Em 1945 já jogava o campeonato estadual, e caso não fosse a mudança arbitraria do regulamento de 1948, onde a Vale conquistou o título estadual, onde após vários dias do encerramento, a Federação simplesmente mudou tudo, e fez a Vale enfrentar o Cachoeiro, campeão do Sul do Estado. Resultado, com o time já desmontado, sem treinar e montado em cima da hora para esta final invetada, com isso o título se foi. conquistou a Taça Cidade de Vitória em 1962, ultimo ano do clube.
Era comum declarar campeão capixaba o clube que vencesse a disputa apenas com clubes da capital, só em 1930, 1936 e 1944 foram disputas partidas entre o time campeão da capital contra o do interior, seria justo se fosse avisado desde o início da disputa, o que não ocorreu em 1948. Em 1959 a Vale mais uma vez ficou com o vice campeonato desta vez perdendo na melhor de 3 para o Rio Branco.
Poucas pessoas sabem que a Vale se arriscou a enfrentar o time do Fluminense-RJ em amistoso, esta partida ocorreu em 22 de julho de 1947 no estádio Governador Bley, o resultado claro derrota que já era de se esperar, mas os 9x0 foram demais.
No campeonato capixaba de 1947 a Vale entrou na disputa não levou o título mas só as surras que aplicou em Vitória e Rio Branco já valeram o ano, no dia 13 de outubro a Vale sapecou 3x0 no Vitória, em 1º de novembro enfiou 4 no Rio branco, o time começou a jogar demais nestas ultimas 4 partidas do estadual além destas duas vitórias vieram a goleada de 3x0 no Americano e um 3x1 no Caxias, terminando em 3º lugar atrás apenas de Santo Antônio e Rio Branco.
Associação Atlética Vale, Associação Esportiva Vale do Rio Doce que ficou mais conhecida como Valério, Ferroviário Sport Club, Associação Atlética Cauê, Esporte Clube Guarany, foram as equipes com representantes no dia da votação que decidiu pela fusão dos clubes criando a Desportiva Ferroviária em 1963.


Uniformes

Estádio
Governador Bley
Estádio Governador Bley
Vitória (ES)

15.000 pessoas
Capacidade
1936
Inauguração
80 x 50 m
Gramado
Inst. Federal ES
Proprietário
 
 

Títulos

Estaduais:
1 Taça Cidade de Vitória: 1962
2 Vices do Torneio Início: 1958 e 1961

 
Última atualização: novembro/2015
© Desde 2008 | POR COLEÇÃO DE CLUBES | criado por www.casadaideia.com.br - Todos os direitos reservados.