Estado:

Espirito Santo
Divisão:

Nenhuma

Mimoso do Sul (ES)
Cidade

05/mar/1929
Data de Fundação

Amador
Situação da Equipe

Local

Reputação

Desconhecido
Mascote

Ypiranga de Mimoso do Sul

Sport Club Ypiranga
Web: scypiranga.blogspot.com.br

Fundado em 1929, o Ypiranga existe até os dias de hoje, a sua escolinha funciona a todo vapor, jogando diversas competições como a tradicional Copa A gazetinha.
O clube nunca disputou o Campeonato Capixaba, porém jogou algumas vezes o Torneio Sulino, com equipes do interior, que algumas vezes fazia a final contra o campeão da Cidade, disputado por clubes da capital, valendo o título de campeão capixaba, como em 1948 e de 1950 até 1954 por exemplo.
O clube sempre se manteve em atividade, disputa periodicamente campeonatos amadores, atualmente sempre disputa a Copa Sul organizada pelo Jornal A Tribuna.
Mas voltando mais ao passado, em 1962 foi um ano memorável para o clube mimosense que conquistou o troféu de campeão Sulino, no ano anterior haviam conquistado o vice campeonato, e neste ano foram para ser campeões com o mesmo elenco praticamente.
O 1º turno foram 28 gols marcados em 10 jogos, 6 vitórias ,3 empates e 1 derrota, esta única derrota foi justamente para o seu rival Independente de Mimoso do Sul. Mas nada que fizesse diferença, no returno o Ypiranga seguiu avassalador, prova disso foram as 4 goleadas, goleadas inclusive não faltaram nesta campanha, 5x2 no Castelo, 6x1 no XV de Novembro, 3x0 no Muqui, 7x0 no Ordem e Progresso, 6x0 Muqui,3x0 no Cachoeiro e 4x1 no Leopoldina. A campanha até a final era quase perfeita, foram 19 partidas, 13 vitórias, 5 empates e apenas 1 derrota.
Na grande final o Ypiranga enfrentou o Ordem e Progresso de Bom Jesus do Norte na melhor de 4 pontos, na teoria seria fácil para o Trovão Azul ser campeão! no futebol isso não existe e o adversário dificultou muito.
Na partida de ida em Bom Jesus empate em 2x2, na volta em Mimoso do Sul novo empate em 2x2. Agora a decisão do Sulino 1962 seria no Estádio Sumaré em Cachoeiro, e lá o Ypiranga jogou o que sabia, e fez valer a melhor campanha do torneio goleando por 3x0 e conquistando a vitória e o título.
Em 1962 o campeão Sulino não fazia mais a final contra o campeão da Taça Cidade de Vitória.
Para encerrar uma curiosidade, em 1993, Sport Club Ypiranga e o Independente Atlético Clube rivais antigos, se fundiram para disputar o Campeonato Estadual de 1993, na 2ª Divisão, assim nasceu o Mimosense Futebol Clube para concorrer ao Campeonato de 1993 sendo campeão inclusive.
Em 2015 o Ypiranga conquistou o Sulino que foi uma competição organizada por uma emissora de TV do Espírito Santo, derrotando o Estrela do Norte duas vezes, 2x1 na ida e 3x0 em casa na volta.


Uniformes

Estádio
Coronel Paiva Gonçalves
Estádio Coronel Paiva Gonçalves
Mimoso do Sul (ES)

3.000 pessoas
Capacidade
Desconhecida
Inauguração
102 x 70 m
Gramado
Próprio
Proprietário
 
 

Títulos

Locais:
2 Campeonatos Sulino: 1962 e 2015

 
Última atualização: março/2016
© Desde 2008 | POR COLEÇÃO DE CLUBES | criado por www.casadaideia.com.br - Todos os direitos reservados.