Estado:

Pará
Divisão:

Primeira Divisão

Tucuruí (PA)
Cidade

28/nov/1972
Data de Fundação

Profissional
Situação da Equipe

Estadual

Reputação


Galo

Mascote

Independente de Tucuruí

Independente Atlético Clube
Web: www.independenteac.com.br

O Independente Atlético Clube foi fundado em 28 de novembro de 1972, no bairro Marambaia em Belém, O clube originalmente é de Belém e inicialmente disputava apenas campeonatos amadores até conseguir pela primeira vez o acesso à divisão principal do campeonato paraense no início da década de 1980.
Apresentando sempre elencos modestos, o clube na maioria das vezes lutava para escapar do rebaixamento tendo até então sua melhor colocação um 5º lugar no certame de 1988.
Em 2009, possuindo muitas dívidas acumuladas e rebaixado para a 2ª Divisão, o então presidente aceitou a proposta de alugar o CNPJ do clube para um grupo de empresários da cidade de Tucuruí. Assim o time passava a mandar os seus jogos no Estádio Municipal Antônio Dias, o Navegantão.
Por iniciativa do presidente foi realizada uma tentativa de comprar definitivamente a marca do clube junto ao proprietário. Esta negociação foi concretizada pelo valor de 90 mil reais, sendo atualmente o Independente do município de Tucuruí, logo o clube recebeu o apelido de Galo elétrico, devido esta cidade abrigar a usina hidrelétrica de Tucuruí.
Em maio de 2010, o Independente foi comprado pelo então diretor Deley Santos, atual presidente, e desmembrado em 180 cotas de sócio proprietário, sendo que diversas pessoas e empresários de Tucuruí adquiriram as cotas em 2 dias. A equipe manda suas partidas no Estádio Municipal Antônio Dias, conhecido por "Navegantão".
No Campeonato Paraense 2011, a equipe do interior foi líder no segundo turno, eliminou o Remo nas semifinais e mediu forças com o Cametá na decisão do segundo turno. Muito mais do que o título do returno, estava em jogo a vaga na final do estadual.
O Independente de Tucuruí venceu por 2x1 e empatou por um gol na volta, indo jogar a final contra o gigante Paysandu. O time da capital era o favorito, mas após dois empates a decisão da taça foi para os pênaltis. Com vitória de 3x0, o Independente de Tucuruí se tornou o primeiro time do interior a ser campeão do Pará, quebrando um tabu de 103 anos com vencedores apenas de Belém.
Em 2011 mesmo, estreia em sua primeira competição nacional, o Campeonato Brasileiro da Série D. Termina em 1º no Grupo A2, elimina o Penarol de Manaus nas oitavas de finais, mas é eliminado nas quartas de finais pelo Cuiabá, terminando a competição na 8ª colocação geral.
Em 2012, disputa pela primeira vez a Copa do Brasil, mas logo na primeira fase, enfrenta o gigante São Paulo sendo eliminado com duas derrotas, 0x1 e 0x4. Termina a competição na 62ª colocação geral.
Em 2015, novamente disputa a Copa do Brasil. Na primeira fase, elimina o Icasa goleando na primeira partida por 5x0. Na segunda fase, enfrenta o Goiás e mesmo vencendo o primeiro jogo por 1x0, é eliminado ao ser derrotado no jogo de volta por 3x0. Termina a competição na 31ª colocação.
Ainda em 2015, no Campeonato Paraense, vence a Taça Cidade de Belém, vencendo o Parauapebas na final do turno e classificando-se para a final. Porém na decisão, sagra-se vice campeão da competição ao perder a final para o Remo por 0x2.


Uniformes

Estádio
Navegantão
Estádio Municipal Antônio Dias
Tucuruí (PA)

8.200 pessoas
Capacidade
Desconhecida
Inauguração
110 x 75 m
Gramado
Municipal
Proprietário
 
 

Títulos

Estaduais:
1 Campeonato Paraense: 2011
1 Taça Estado do Pará: 2011
1 Vice Campeonato Paraense: 2015
1 Campeonato Paraense da 2ª Divisão: 2009

Outras Conquistas:
1 Torneio Titan (Município de Castanhal) de Futebol Profissional: 1988

Categorias de Base:
1 Vice Campeonato Paraense sub-17: 2013
1 Campeonato Paraense de Futebol Mirim: 1991
1 Campeonato Paraense de Futebol Mirim II JAM: 1992
1 Taça Yamada de Futebol Mirim: 1991
1 Campeonato Paraense de Futebol Infantil: 1991
1 Campeonato Paraense de Futebol Juvenil: 1991
1 Vice Campeonato Paraense de Futebol Júnior: 1991
1 Vice Campeonato Paraense de Futebol Sub-13: 2008

 
Última atualização: fevereiro/2016
© Desde 2008 | POR COLEÇÃO DE CLUBES | criado por www.casadaideia.com.br - Todos os direitos reservados.