Estado:

Pará
Divisão:

Primeira Divisão

Paragominas (PA)
Cidade

06/mar/2012
Data de Fundação

Profissional
Situação da Equipe

Estadual

Reputação


Jacaré

Mascote

Paragominas

Paragominas Futebol Clube
Web: www.paragominasfc.com

O clube foi fundado em 6 de março de 2012, segundo o presidente, pois ele não queria que o recém-inaugurado estádio da cidade, Arena do Município Verde, que havia sido inaugurado em janeiro, ficasse "abandonado" devido a falta de um clube na região para representá-lo.
No mesmo ano em que foi fundado, a equipe ganhou Campeonato Paraense da 2ª Divisão e a chance de disputar a elite do Campeonato Paraense.
Em 2013, na sua primeira participação na fase principal do Campeonato Paraense, o Paragominas conseguiu se classificar em 4ª lugar no primeiro turno do torneio, ganhando o direito de disputar as semifinais deste turno. Contra um Remo embalado pela ótima campanha, o Paragominas foi eliminado depois de um empate em 2x2 no primeiro jogo na Arena Verde e de uma derrota por 2x0 no Mangueirão.
Já no segundo turno da competição, a equipe que contara com menos de um ano de vida, surpreendeu a todos a fazer uma excelente campanha na fase classificatória. Desbancando os favoritos da capital, o Paragominas conseguiu se classificar em 1º e ganhou, além do direito de jogar as semifinais, a vantagem de decidir em casa e de jogar por dois resultados iguais contra os seus adversários nesta fase final.
Depois de uma heróica classificação para a final contra a Tuna, depois de um 0x0 em Belém e um 2x1 em Paragominas, o Jacaré conseguia fazer história ao alcançar, em apenas um ano de vida, uma inédita classificação para a Copa do Brasil de 2014.
Mas a torcida de Paragominas queria mais, e assim, teve pela frente na grande final do segundo turno, novamente, o respeitável time do Remo. Jogando com a vantagem de dois resultados iguais, o Paragominas sucumbiu no primeiro jogo em Belém por 1x0, resultado que ainda mantinha as esperanças dos torcedores do município verde pela conquista da taça.
Assim, em 2013, o Jacaré do Norte conseguiu em um jogo memorável, a vitória por 3x1 e a histórica classificação do time não apenas à final do Campeonato Paraense, mas também à Série D do Campeonato Brasileiro, desbancando assim o tradicional time do Remo, e realizando um feito que dificilmente será repetido por algum outro time com tão pouco tempo de vida. Na final, sagra-se vice campeão ao ser derrotado na final pelo Paysandu, 0x4 e 1x3.
No Campeonato Brasileiro da Série D de 2013, o Paragominas foi eliminado ainda na primeira fase terminando a competição na 18ª colocação geral. Em 2014, estreia na Copa do Brasil, mas é eliminado ainda na primeira fase ao ser goleado na Arena Verde por 0x4 para o ASA de Arapiraca, terminando na 84ª posição.


Uniformes

Estádio
Arena Verde
Estádio Arena do Município Verde
Paragominas (PA)

12.000 pessoas
Capacidade
2012
Inauguração
105 x 68 m
Gramado
Municipal
Proprietário
 
 

Títulos

Estaduais:
1 Taça Estado do Pará: 2013
1 Vice Campeonato Paraense: 2013
1 Campeonato Paraense da 2ª Divisão: 2012

 
Última atualização: fevereiro/2016
© Desde 2008 | POR COLEÇÃO DE CLUBES | criado por www.casadaideia.com.br - Todos os direitos reservados.