Estado:

Pará
Divisão:

Nenhuma

Belém (PA)
Cidade

07/set/1925
Data de Fundação

Profissional
Situação da Equipe

Estadual

Reputação


Gigante da Ilha

Mascote

Pedreira-PA

Pedreira Esporte Clube
Web: Não tem

O Pedreira é um clube sediado na Ilha de Mosqueiro, um distrito da cidade de Belém. É o único time de futebol profissional da Ilha de Mosqueiro.
Em 1924, com a instalação da Uzina Santo Antônio da Pedreira, para o beneficiamento da borracha e a extração de óleos, a ponta da Ilha recebeu o nome de Ponta do Bitar. Os primeiros funcionários da Fábrica Bitar, costumavam jogar futebol na praia do Areião.
Um ano depois, em 1925, fundaram um clube social com o nome de Pedreira Esporte Clube, estando a sede localizada na Rua da Pedreira. Em 1928, houve uma cisão na diretoria do Pedreira e os sócios dissidentes fundaram o Botafogo FC.
Filiado à Federação Paraense de Desportos (FPD), desde 1945, o Pedreira conquistou, naquele ano, o I Campeonato Oficial de Futebol do Mosqueiro, vencendo, na partida final, a equipe do Independência EC pelo placar de 1x0.
Filiou-se, depois, à Federação Paraense de Futebol e, em sua trajetória, conquistou diversos títulos no Campeonato Distrital de Futebol do Mosqueiro, o que lhe valeu a alcunha de Gigante da Ilha.
Em 1994, participou do Campeonato Paraense de Futebol da 2ª Divisão, sagrando-se Campeão invicto e conquistando o acesso ao Futebol Profissional da Primeira Divisão. Disputando durante alguns anos, a partir de 1995, estreia na elite do Futebol Paraense, terminando a competição deste ano em 7º lugar entre as 8 equipes.
Em 2000, depois de ser rebaixado em 1996, conquista novamente o título do Campeonato Paraense da 2ª Divisão.
Sua melhor participação resultou na 5ª colocação do Campeonato Paraense de 2001 e uma 6ª colocação na competição de 2005, embora tenha conseguido vitórias expressivas contra Paysandu, Remo e Tuna.
Em 2009, volta a ser rebaixado para a 2ª divisão ao terminar o campeonato na 13ª e penúltima colocação. Na 2ª Divisão do mesmo ano, já no segundo semestre, o Pedreira não consegue se reerguer e termina na 10ª e última colocação.
Atualmente a realidade do Pedreira não é muito boa, está sem disputar uma competição oficial há anos. Sua última participação no futebol paraense foi no Campeonato Paraense da 2ª Divisão de 2011, encerrando seus compromissos na 3ª colocação, uma abaixo da classificação para a elite do Campeonato Paraense.


Uniformes

Estádio
Mosqueiro
Estádio São Sebastião
Belém (PA)

3.000 pessoas
Capacidade
Desconhecida
Inauguração
Desconhecida
Gramado
Próprio
Proprietário
 
 
 

Títulos

Estaduais:
2 Campeonatos Paraense da 2ª Divisão: 1994 e 2000

 
Última atualização: fevereiro/2016
© Desde 2008 | POR COLEÇÃO DE CLUBES | criado por www.casadaideia.com.br - Todos os direitos reservados.