Estado:

Pará
Divisão:

Primeira Divisão

Santarém (PA)
Cidade

30/out/1929
Data de Fundação

Profissional
Situação da Equipe

Estadual

Reputação


Leão

Mascote

São Francisco-PA

São Francisco Futebol Clube
Web: www.saofranciscofc.com.br

Para um clube que conquistou títulos e solidificou-se como uma força do futebol regional, suas origens são até desconcertantes, surgindo da vontade de um grupo de jovens, que desejavam apenas formar um time para jogar futebol, nunca imaginando que estavam contribuindo para a formação de um dos maiores clubes do oeste Paraense.
Pelo ano de 1920 os dois clubes de maior sucesso na região eram o Santa Cruz e o União Sportiva da Congregação Mariana, agremiações ligadas ao movimento religioso da Igreja Católica. O União Sportiva era um time extremamente forte, capaz de dar combate ao seu grande e tradicional adversário da época, o Santa Cruz.
Entretanto o movimento jovem que colaborava com a equipe da União Sportiva, a cada dia crescia de atletas que queriam jogar no clube, motivou um grupo de jovens a formar uma nova equipe que realmente atendesse as necessidades. Em 1929, foi fundado o time do que se chamava São Francisco Sport Clube.
As primeiras cores do clube foram preto e branco, com listas horizontais, devido a falta de opção no comércio local, que não apresentava outras cores disponíveis para comercializar.
Em 1998, o São Francisco fez a sua melhor campanha no estadual, alcançando o 4º lugar, atrás de Remo, Paysandu e Vênus; a boa campanha garantiu o clube de Santarém para a disputa da 3ª Divisão Nacional, e com uma fantástica atuação, o Leão Santareno poderia seguir para a Fase Final, mas foi eliminado pelo São Raimundo de Manaus, após dois empates, em pleno Barbalhão, perdeu nos pênaltis e encerrou sua participação na 19ª colocação entre 65 participantes.
Em 2000, ano que foi rebaixado para a 2ª Divisão Paraense, o São Francisco disputou sua última partida oficial. Desde então se restringiu a disputar campeonatos municipais.
Disputou sua última competição oficial em 2001, e após o Parazão daquele ano, o time entrou em uma crise financeira, ficando afastado de competições oficiais durante nove anos, e perdendo parte da torcida para o São Raimundo, que começava a sua ascensão no futebol do Pará. Em 2010, o time retomou as atividades, contratou bons jogadores e fechou contrato com vários patrocínios, e em outubro o São Francisco voltou a disputar uma competição oficial, pela 2ª Divisão Paraense. Mas o time, que era um dos favoritos a brilhar na competição, não conseguiu repetir os grandes feitos do passado, e terminou na última posição da Chave C, encerrando o torneio na 7ª posição.
Em 2011, o São Francisco fez uma campanha implacável na 2ª Divisão Paraense, e com apoio de sua torcida, o São Francisco conquistou o acesso a 1ª Fase do estadual de 2012, após vencer o Time Negra por 3x1 em Santarém.
O São Francisco mantém uma rivalidade com o São Raimundo. Com a ascensão dos Panteras Negras, o Leão perdeu o posto de principal equipe da região do Tapajós.


Uniformes

Estádio
Colosso do Tapajós
Estádio Colosso do Tapajós
Santarém (PA)

17.846 pessoas
Capacidade
1987
Inauguração
Desconhecida
Gramado
Municipal
Proprietário
 
 
 

Títulos

Estaduais:
1 Campeonato Paraense da 2ª Divisão: 1997
1 Vice Campeonato Paraense da 2ª Divisão: 2011

Outras Conquistas:
28 Campeonatos Citadino de Santarém

 
Última atualização: janeiro/2016
© Desde 2008 | POR COLEÇÃO DE CLUBES | criado por www.casadaideia.com.br - Todos os direitos reservados.