Estado:

Pará
Divisão:

Primeira Divisão

Santarém (PA)
Cidade

09/jan/1944
Data de Fundação

Profissional
Situação da Equipe

Regional

Reputação


Pantera

Mascote

São Raimundo-PA

São Raimundo Esporte Clube
Web: www.saoraimundo.com.br

Com a decadência e desativação do Vasco da Gama, fundado em 1932, surgiu em 1942 o Alegria Esporte Clube, uma alusão a Rua da Alegria, desarticulado no ano seguinte quando foi transformado em Santa Cruz Esporte Clube, de vida curta, e logo sucedido pelo São Raimundo Esporte Clube.
Em 1943, na comunidade de Igarapé Açu, atual São Braz, amistoso: São Braz 1x3 Santa Cruz (São Raimundo). Para este jogo o Santa Cruz fez a estreia de uma bola com câmara de ar. Até então treinava apenas com bolas de borracha, que ganhavam o apelido de “puruí”, pois logo ficavam "bicudas".
Em 1944, numa Assembléia Geral realizada na Rua da Alegria (atual 24 de Outubro nº 1601), quase esquina com a atual Travessa Assis de Vasconcelos, foi oficialmente fundado o São Raimundo Esporte Clube. O uniforme, a princípio predominantemente na cor branca, além da influência dos uniformes oficiais do Santos Futebol Clube, de São Paulo e da própria Seleção Brasileira, se tornava mais fácil adquiri-lo no mercado da época.
Na data da fundação, à tarde, o São Raimundo enfrentou amistosamente o Luso América da Vila de Arapixuna, no Parque do Paysandu, atual Colégio Batista, em Santarém, na sua primeira partida oficial.
Em 1955, após aprovação à unanimidade pela Câmara Municipal, sanciona a Lei Municipal 954, dispondo sobre o título de Utilidade Pública ao São Raimundo Esporte Clube.
No Campeonato Brasileiro da Série C de 2005, o São Raimundo chegou até a segunda fase, na qual perdeu para equipe do Nacional-AM.
Em 2009, São Raimundo fez uma bela campanha na Taça Cidade de Belém, em seu primeiro jogo derrotou o Clube do Remo pelo placar de 5x1 em pleno Baenão, e foi para a final sendo derrotado pelo Paysandu pelos placares de 6x1 e 3x2 e também fez uma bela campanha derrotando o Águia de Marabá pelo placar de 3 x 2 e ser classificando para a Taça Estado Pará, enfrentando o Remo na final onde derrotou pelo placar de 2x1 e se classificando para a Copa do Brasil e para a Série D.
Na Série D, o pantera se classificou na Primeira fase em 1º lugar no grupo B com 3 vitórias. Eliminou o Genus por 1x1 e 2x0 e o Cristal derrotando por 4x1 e 3x1 e conseguiu passar para a Quartas de Final. Derrotando o mesmo Cristal por 1x1 e 2x0 e conseguiu a vaga Para a Série C e derrotou o Alecrim pelo placar de 1x1 e 3x1, indo para a final contra o Macaé, sendo derrotado pelo placar de 3x2 fora de casa, e venceu em casa pelo placar de 2x1, o São Raimundo sagrou-se campeão pelos gols marcado fora.
No Parazão 2010, o São Raimundo foi bem, se classificando na última vaga para as semifinais, mas foi derrotado pelo Remo, pelos placares de 2x2 e 1x2 e não conseguiu se classificar no segundo turno do Parazão.
Disputou a Copa do Brasil de 2010, terminando em 64º lugar, ao ser eliminado pelo Botafogo, em decorrência de irregularidades de alguns jogadores. Na Série C de 2010 foi a pior campanha do time em toda temporada, foi eliminado do campeonato com 3 pontos, nenhuma vitória, 3 empates e 5 derrotas. Foi desclassificado e voltou para a série D.


Uniformes

Estádio
Colosso do Tapajós
Estádio Colosso do Tapajós
Santarém (PA)

17.846 pessoas
Capacidade
1987
Inauguração
100 x 68 m
Gramado
Municipal
Proprietário
 
 
 

Títulos

Nacionais:
1 Campeonato Brasileiro da Série D: 2009

Estaduais:
1 Taça Estado do Pará: 2009
1 Campeonato Paraense - 1ª Fase: 2005
1 Vice Campeonato Paraense: 2009
1 Vice Campeonato Paraense da 2ª Divisão: 1997

Outras Conquistas:
19 Campeonatos Citadino de Santarém

 
Última atualização: fevereiro/2016
© Desde 2008 | POR COLEÇÃO DE CLUBES | criado por www.casadaideia.com.br - Todos os direitos reservados.