Estado:

Tocantins
Divisão:

Nenhuma

Palmas (TO)
Cidade

10/out/1999
Data de Fundação

Profissional
Situação da Equipe

Local

Reputação


Tigre

Mascote

Tocantins de Palmas

Tocantins Futebol Clube
Web: www.tocantinsfutebolclube.xpg.com.br

O Tocantins foi fundado em 1999, com o nome de Clube Atlético Tocantinense. Na ocasião, suas cores eram preto e branco.
Em 2002, participou pela primeira vez do Campeonato Tocantinense, terminando na última colocação entre os dez participantes. Em 2006, alterou o nome para o atual Tocantins Futebol Clube, bem como as cores, que passaram a ser azul e branco. Dentro de campo, a troca de nome não surtiu efeito e o clube novamente terminaria na lanterna do estadual.
Após várias participações sem obter a classificação para a segunda fase, o Tocantins sagrou-se campeão estadual em 2008. O clube fez uma campanha razoável na primeira fase, obtendo a quarta colocação do Grupo B. Na segunda fase, foi o segundo colocado de seu grupo. Nas semifinais, derrotou o Juventude de Dianópolis duas vezes, 1x0 e 2x1. Na decisão, surpreendeu o Gurupi, derrotando-o por 1x0 em pleno Estádio Resendão. No confronto final, no Estádio Nilton Santos, em Palmas, um empate sem gols bastou para que o Tocantins ficasse com o título.
Com a conquista, o Tocantins garantiu o direito de participar da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro de Série D do ano seguinte. Entretanto, a temporada de 2009 foi ruim para o clube. Eliminado da Copa do Brasil na primeira fase pelo Atlético Paranaense logo na primeira partida, com uma derrota por 3x0 no Estádio Nilton Santos, o Tocantins também foi eliminado na primeira fase da Série D. No grupo 2, do qual também faziam parte São Raimundo do Pará, Cristal e Moto Club, o Tocantins foi o lanterna. Além disso, o clube foi assolado por grave crise financeira, que acarretou em atraso de salários de jogadores e funcionários e o não-pagamento de taxas de arbitragens. A má fase culminou com o rebaixamento no Campeonato Tocantinense, com a goleada sofrida para o Tubarão por 4x0, três rodadas antes do encerramento da primeira fase.
Licenciado em 2010, retornou as competições em 2011, conquistando o título do Campeonato Tocantinense da 2ª Divisão, ao vencer na fina a equipe do Colinas.



Uniformes

Estádio
Nílton Santos
Estádio Nílton Santos
Palmas (TO)

12.000 pessoas
Capacidade
2000
Inauguração
105 x 70 m
Gramado
Governo TO
Proprietário
 
 

Títulos

Estaduais:
1 Campeonato Tocantinense: 2008
1 Campeonato Tocantinense da 2ª Divisão: 2011
1 Campeonato Tocantinense Sub-17: 2000

 
Última atualização: novembro/2015
© Desde 2008 | POR COLEÇÃO DE CLUBES | criado por www.casadaideia.com.br - Todos os direitos reservados.